Novidades no Rio de Janeiro



Artistas reunidos a partir de plataforma online lançam exposição no Rio de Janeiro
Objetivo do Galeria é facilitar o contato e a difusão de agentes da indústria criativa
Giovanna Gheller
6/Maio/2016




Apresentados por conhecidos e amigos de amigos, cerca de 200 arquitetos, fotógrafos, ilustradores, artistas e criadores de variadas vertentes e expressões artísticas se juntaram em uma comunidade na internet chamada Galeria. Este mês, o grupo realiza sua primeira exposição conjunta e cria a oportunidade de os colaboradores se conhecerem pessoalmente.

A ideia da plataforma surgiu quando, em sua despedida do Brasil para Europa, a designer Stephanie Hornemann conectou dois amigos com trabalhos complementares em uma parceria de sucesso. Hoje, segundo os organizadores, o grupo está aberto a todos que queiram participar e que se encaixem nas áreas da indústria criativa. Para fazer parte, é necessário preencher um formulário com algumas informações que serão encaminhadas para avaliação das curadoras do Galeria, e após a aprovação, o membro é incluído em um grupo do Facebook em que são publicados os perfis de todos os membros em posts periódicos.

No site, há um breve perfil dos membros com imagens de trabalhos e links para contatos diretos em seus sites e perfis. A ideia, de acordo com o grupo, é democratizar o acesso e facilitar o contato. “Não queremos ser mais uma barreira entre as conexões, mas sim um catalisador. Um guia/conglomerado de perfis para ajudar a quem está pesquisando por determinado tipo de profissional ou serviço”, dizem.

A mostra será lançada no dia 7 de maio, no hostel Oztel, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Serão reunidos projetos de mais de 20 profissionais que atuam na indústria criativa do Brasil em produções que variam de ilustrações, móveis, jogos de tabuleiro, tecnologias de design interativo a joias.

Após o evento de lançamento, que terá ingressos a R$10, a exposição segue disponível gratuitamente até o dia 09 de julho no mesmo local.
Depois de ser lançado no Brasil, que foi onde nasceu e é onde conta com mais membros, o projeto deve ser difundido também para Nova York e para a Cidade do México.

Serviço
Evento: Galeria Brasil @Oztel / RJ - 07.05
Local: Oztel - Rua Pinheiro Guimarães, 91 - Botafogo, Rio de Janeiro
Abertura da exposição e lançamento do projeto: 07/05, 19h00
Período da exposição aberta ao público: de 08/05 a 09/07
Organização e curadoria: Galeria, Fernanda de Freitas, Laís Furtado e Thaís Bouez
Apoio: Oztel

Comentários

Postagens mais visitadas