O que o especialista diz



Laços sino-africanos em ciência e tecnologia estão com uma base sólida, diz especialista 


2017-04-07 13:20:12丨portuguese.xinhuanet.com 










Nairobi, 7 abr (Xinhua) -- A parceria China-África em pesquisa científica, engenharia e inovação que prosperaram recentemente trouxe benefícios para ambos os lados, informou na quarta-feira uma funcionária chinesa.

Yan Wang, especialista de alto escalão do Instituto Nacional de Ciências da Educação, observou que Beijing forjou uma colaboração estratégica com aliados africanos para avançar o progresso científico e tecnológico no segundo maior continente do mundo.

"O governo chinês deu prioridade à colaboração científica e tecnológica com os países africanos, uma área com um futuro promissor", disse Yan à Xinhua na noite de quarta-feira, à margem do 4º Fórum da Parceria em Conhecimentos em Ciências Aplicadas, Engenharia e Tecnologia, em Nairobi.
Com o apoio do Banco Mundial, da China e de outras economias emergentes, o Fórum foi lançado em 2013 para promover as ciências aplicadas, tecnologia e inovação na África.

Yan apontou que a iniciativa forneceu uma plataforma para a China e os países africanos para compartilhar as habilidades necessárias para impulsionar a pesquisa científica e a formação profissional.

"A cooperação bilateral na educação e a formação técnica e profissional ofereceu aos jovens da África competências perpétuas e fontes de renda estáveis", informou.

Ela revelou que a China e o Banco Mundial vão presidir conjuntamente o Fórum Africano sobre Ciência e Tecnologia no Ensino Superior em julho em Beijing.

"Mais de 60 reitores universitários africanos e diretores de centros de excelência foram convidados para o fórum de julho, que também incluirá excursões de campo e diálogo político de alto nível sobre ciência e tecnologia", afirmou Yan.

A China e os países africanos devem promover a colaboração em pesquisa e desenvolvimento ao lado do desenvolvimento do potencial humano para alcançar benefícios mútuos.

Yan indicou que as nações africanas podem se aproveitar das experiências e perícias chinesas para transformar setores-chave como manufatura, agricultura, saúde e energia.

"A China tem vasta experiência na manufatura e explorou as práticas inovadoras que podem ser replicadas na África para impulsionar o crescimento econômico", acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas