Angola e seus politicos



Carros de luxo para deputados angolanos
maio 24, 2017
  • Coque Mukuta


Assembleia Nacional Luanda





Oposição demarca-se da decisão de gastar mais de 77 milhões de dólares. O Governo angolano vai gastar mais de 77 milhões de dólares na compra de carros de luxo para os deputados da Assembleia Nacional. A decisão consta de um despacho do Parlamento, da qual a oposição demarca-se.


O despacho nº. 3/17 da Assembleia Nacional delega competência ao secretário geral daquele orgão para comprar viaturas de marca Lexus, modelo LX 570, de 2017, para os deputados da IV Legislatura da Assembleia Nacional, no valor de 12.934.500.000 de kwanzas (cerca de 77 milhões de dólares).

O valor é superior ao montante destinado pelo Orçamento Geral do Estado a oito hospitais provinciais ou à construção de 78 escolas de 12 salas de aulas cada.

A decisão tem provocado reacções em vários sectores da sociedade angolana.

Salvador Freire, advogado e presidente da associação Mãos Livres, afirma que este acto mostra claramente a posição dos deputados angolanos.

Para Freire, os deputados angolanos deviam rejeitar as referidas aquisições.
“Eles deviam ver a contenção de verbas porque o país está parado e este acto em nada contribui para o enriquecimento do país”´, defendeu Freir.

“Não é lógico, não é ético, não é compreensível que os nossos deputados assim se comportem porque isto demonstra que estão aí para usufruírem de bens pessoais, para terem uma vida regalada e não fazem aquilo que deviam fazer”, acusa aquele activista, para quem a notícia “é triste para a sociedade, triste para nossa governação e triste para os nossos representantes na Assembleia Nacional”.


Lexus, luxo criticado

Contactado pela VOA, o presidente do grupo parlamentar da CASA-CE, André Mendes de Carvalho “Miau”, afirmou que a informação não é do conhecimento dos deputados do seu partido e, por isso, não sabe se vão ou não receber as viaturas.

“Até hoje a nossa bancada não escolheu marcas de carro”, garantiu, adiantando que "quando se abordou esta matéria o que nós dissemos, é que atendendo à condição das estradas do país, deveriam ser jeeps e não carros ligeiros”.

Sem responder se os deputados da UNITA vão receber ou não as viaturas, o presidente do grupo parlamentar do partido do "galo negro" Adalberto Costa Júnior adiantou que a sua bancada já protestou contra a compra dos carros que hoje usam e não concorda que sejam adquiridos carros de luxo para os próximos deputados.

“A UNITA não tem nada a ver com esta questão e essa é uma matéria ligada à Assembleia Nacional", sublinhou.

“Posso dizer que o grupo parlamentar da UNITA já questiono, no decurso da actual legislatura, o modo como foram adiquiridos os actuais Lexus”, garantiu da Costa Júnior. Não foi possível falar com ninguém do MPLA.

Comentários

Postagens mais visitadas